terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática do conto "Pausa" de Moacys Scliar

Objetivos

  • desenvolver a competência leitora e escritora;
  • desenvolver familiaridade com o gênero “conto”; 
  • ampliar o repertório de contos; 
  • estimular o gosto pela leitura. 
Público alvo: 9º ano – 8ª série

Tempo previsto: 6 aulas 

Conteúdos e temas

  • Exploração e inferência do título do conto;
  • Leitura do conto “Pausa” de Moacyr Scliar. 
Competências e habilidades 

Desenvolver as capacidades de leitura (compreensão, apreciação e réplica do leitor em relação ao texto). 


Ao final desse processo, o aluno deve ser capaz de: conhecer as características de um conto, ampliar sua capacidade leitora e dar ênfase na compreensão e no entendimento do texto.

Estratégias 

  •  Leitura oral e compartilhada do conto;
  •  Discussão provocada pela leitura e análise do conto; 
  • Elaboração de paráfrase; 
  • Análise comparativa com outros gêneros que abordem a mesma temática. 
Recursos

Audiolivro e texto impresso;Data-show. 

Avaliação 

Participação do aluno em todas as etapas da análise textual.

  Ativação de conhecimentos prévios

Quanto ao portador: 

O professor pode iniciar mostrando aos alunos a obra “Pausa - 25 contos de Moacyr Scliar” e levantar alguns questionamentos: 

 


  •   Como se trata de um audiolivro, que diferenças podem ser encontradas nesse formato em relação ao livro escrito?
  •  Qual a sua função social? 
  • Esse formato pode atender algum público específico?
Quanto ao autor e sua obra

  • Já ouviram falar do autor? 
  • Já leram algum texto de sua autoria? 
Quanto ao gênero 

  • O que você sabe sobre o gênero “conto”? 
  • Que características apresenta esse tipo de narrativa? 
  •  Você se recorda de algum conto que já tenha lido ou ouvido? 
Outros indicadores 

  • Atentar ao título, ilustração, ressaltando que os mesmos remetem ao conto sobre o qual farão a leitura; 
  • Esclarecer que essa estratégia comum em coletâneas; 
  • Leitura da contra-capa a fim de introduzi-los na temática da coletânea e no estilo do autor.
Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos. O texto base estará no formato escrito. 

Levantamento de hipóteses a partir da leitura do título do texto base 

  • Título: Pausa 
  • Que associação podemos fazer sobre o termo “Pausa”? 
  •  Em que situações fazemos uma pausa, para quê? 
  •  Por meio do título é possível antecipar o conteúdo do texto? 
  •  Tendo como base esse título o que é possível imaginar que acontecerá na história?
Levantamento e checagem de hipóteses serão feitos ao longo da leitura. 

 Leitura do primeiro, segundo e terceiro parágrafo. 

 - Por que a personagem colocou o relógio para despertar? -Em que dia da semana, provavelmente tenha se passado esse fato? Por quê?

 Leitura do 4, 5 6 7 8 9 10 parágrafo -Por que ele sai cedo todos os domingos? -Onde ele poderia ir? -O que você entende por “azedume na voz”? -Como você imagina que seja a esposa?

 Leitura dos parágrafos 11, 12 -Por que ele estacionou numa travessa quieta a duas quadras de seu destino? -Qual seria o seu destino? -Por que ele hesita e entra no hotel furtivamente?

 Leitura dos parágrafos 14 e 15 -Por que o gerente o conhece? -Por que o chama de Isidoro? -O que seria “o de sempre” a que o gerente se refere?

 Leitura dos parágrafos 16 e 17 -Quem seriam as duas mulheres? -Você acha que ele entrou no quarto de um delas?

 Leitura dos parágrafos 18, 19 - Por que ele teria fechado as cortinas e colocado o relógio para despertar? 

 Leitura dos parágrafos 21, 22, 23 Leitura do 24, 25 26, 27, 28, 29, 30, 31 -Para onde ele deve ir depois de sair do hotel? 

Conclusão da leitura do parágrafo 32. 

  Localização e/ou cópia de informações 

Em que trecho do texto podemos perceber a desaprovação da mulher quanto ao fato de o marido sair num domingo? 

O marido se justifica de maneira amigável? Justifique com um trecho do texto.

  Produção de inferências locais

Qual o sentido das palavras em destaque nas frases abaixo?

“As ruas ainda estavam úmidas de cerração” 

“ Olhou para os lados e entrou furtivamente”. 

A palavra em destaque foi empregada a fim de evitar a repetição de uma palavra já mencionada anteriormente. Qual? 

“– Aqui, meu bem!- uma gritou, e riu:um cacarejo curto.

  Produção de inferências globais

Na frase “A mulher coçava a axila esquerda.” O que denota essa atitude da esposa? Como seria o relacionamento entre o casal? De cumplicidade e respeito ou indiferença? Que indícios o levam a levantar essa hipótese? 

Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura: 

Qual a funçao social do texto? Onde esse tipo de texto pode ser encontrado? 

  Percepção de relações de intertextualidade 

Leitura do texto “Circuito fechado” de Ricardo Ramos que também aborda o cotidiano, a rotina de uma pessoa. "Circuito Fechado" é uma crônica - um texto narrativo curto, cujo tema é o cotidiano e que leva o leitor a refletir sobre a vida. Usando somente substantivos, o autor produziu um texto que termina onde começou. Essa estrutura circular tem relação com o título ("Circuito fechado") e com os dias atuais? Sem dúvida nenhuma, podemos compreender suas relações. O cotidiano repete-se, fecha-se em si mesmo a cada dia, é a rotina. Ressaltar que o conto Pausa, apesar de mostrar a fuga de uma rotina, não se desvincula dela, pois usa o relógio para controlar o tempo.

 Circuito Fechado -  Ricardo Ramos

     Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 


 Exibição do filme " Click". Ressaltar que o protagonista também quer fugir de algo. No caso do conto Pausa, Samuel faz uma pausa para poder descansar, no filme a personagem também pausa o que lhe convém.


  Referências bibliográficas 

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012. 

SCLIAR, Moacyr e ORISTÂNIO, Giuseppe.Pausa - 25 contos de Moacyr Scliar - Audiobook. 

RAMOS, Ricardo.Circuito Fechado. Editora Biblioteca Azul.

 Integrantes do curso presencial

Ana Maria Pavan 

Roseli Favrin Basílio 

Vanilsa Dangeli 

Valéria M. Santana Lopes

 Gláucia Ap. Dutra 

Márcia Ap. Leme dos Santos


 Integrantes do grupo 8 

Suely Cristina de Souza Santos 

Tânia Cristina Correia Pereira de Oliveira 

Valéria Maria de Santana Lopes

 Vanilsa Dangeli

 Wilma Ioli Ribeiro Silva

2 comentários:

  1. Gostei, Valéria! Vou fazer adaptações para usar a sequência nas minhas sextas séries. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valéria, assim como a Suely, vou fazer adaptações também, pois na Língua Portuguesa, estamos sempre retomando as atividades. Obrigada por sua grande ajuda em tudo! Um abraço!

    ResponderExcluir