domingo, 2 de junho de 2013

A leitura faz parte de minha vida desde sempre. Sou a terceira de quatro irmãos. Meu irmão mais velho foi minha referência de leitor, estava sempre com um livro a tiracolo, aonde quer que fosse. Eu ainda não era alfabetizada, e me recordo de um livro que ele lia e dava muitas gargalhadas, ficava curiosa e sempre que tinha uma chance, folheava-o em vão, pois não havia muitas figuras e as palavras ainda não me faziam sentido. Assim que aprendi a ler, comecei a ganhar de meu pai alguns gibis, mas agora podia ir mais além, meu irmão me emprestou o tal livro: “As aventuras de Tibicuera” de Érico Veríssimo, me encantei com as aventuras e travessuras do indiozinho. Logo depois, seguindo novamente os passos do irmão, li “Meu pé de laranja lima”, com ele me emocionei e chorei junto com Zezé a morte do Portuga. Nossa, como aquela perda me afetou, fiquei dias tristonha pelos cantos. E assim iniciei meu percurso leitor que venho construindo até hoje.
Em relação à escrita na escola, tenho recordações da professora D. Romilda, que propôs a narrativa de uma aventura, produzi o texto e quando o recebi fiquei orgulhosíssima de mim mesma, além do A+, havia também um comentário “Excelente, Valéria, você é muito criativa!”. Aquele singelo recadinho afagou o meu ego e me incentivou a escrever mais. Eu tinha nove anos na época, mas esse estímulo me impulsiona até hoje. Por isso, quando dou a devolutiva das produções, gosto de motivar meus alunos com algum comentário de incentivo, como fez minha mestra.

6 comentários:

  1. Que linda história, Valéria! Já estou feliz por poder trabalhar e trocar experiências com você! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Temos histórias parecidas Valéria. Também li O meu pé de laranja lima e gostei muito. Na escola, certa vez, a professora pediu uma narrativa e a minha produção foi escolhida como a melhor. Isso me encheu de orgulho e de vontade de escrever mais. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, exclui o comentário, pois consegui postar o meu depoimento. Assim, não fica duas postagens iguais.

      Excluir
    2. Retificando: "não ficam duas postagens iguais".

      Excluir
  4. Olá meninas, postei o meu depoimento aqui em comentários. Foi o que eu consegui. Abvraços.

    ResponderExcluir